João Antunes

joa.PNG

Embora seja Economista de formação, João Antunes colabora há mais de dez anos com a ONG Médicos Sem Fronteiras, tendo assumido diversas responsabilidades a nível da coordenação e gestão das missões humanitárias lançadas por esta conhecida instituição. O seu percurso já o levou a diversos contextos de crise, nomeadamente a Angola, Zambia, Sudão do Sul, Guiné Bissau, entre outros. Ao CNEF'17 vem falar-nos sobre Missões Humanitárias em Contexto de Crise.


Pedro Gomes

ext.jpg

Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial com Mestrado em Gestão pelo LisbonMBA (Universidades Católica, Nova e MIT). Atualmente é Membro da Direção e responsável pela área de Serviços da IQVIA, onde se incluem os departamentos de Consultoria, Estudos de Mercado e Real World Evidence, participando anualmente em dezenas de projetos de investigação e análise exclusivamente no Setor da Saúde. Anteriormente desempenhou funções como Diretor Global de Marketing e Comunicação na Hovione.


Ema Paulino

ema paulino.jpeg

Farmacêutica, Professional Secretary na International Pharmaceutical Federation desde setembro de 2013. É simultaneamente Presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos. Formada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa em 2000, apresenta um percurso associativo notável, tendo sido nomeadamente presidente da Associação Portuguesa da Estudantes de Farmácia e Board Member da Associação Nacional das Farmácias. No Congresso Nacional de Estudantes de Farmácia falará sobre a intercolaboração entre profissionais de saúde.


Tiago Fonseca

Tiago_A_G_Fonseca.png

Doutorando em Psicologia Clínica – Psicoterapia Integrativa e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde – Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. É Psicólogo Clínico em clínica privada, tendo já trabalhado em diversos projectos na área da Psicologia com adultos, crianças e grupos. Participou e desenvolveu várias investigações na área, tendo realizado diversas comunicações em congressos nacionais e internacionais. É membro da Society for the Exploration of Psychotherapy Integration, da Society for Psychotherapy Research e membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


Luís Rhodes Baião

AAEAAQAAAAAAAARRAAAAJDA1YjAxNGRiLWVkMzktNDE4Ni04M2IzLWI1OWY0MGI1ZTQwYw.jpg

Luís Rhodes Baião é um farmacêutico português que atualmente desempenha o cargo de Secretário Técnico na Ordem dos Farmacêuticos. Com um interessante percurso no associativismo, foi Liaison Secretary na Associação Portuguesa da Estudantes de Farmácia e presidente da European Pharmaceutical Students' Association. Tendo recebido a sua formação base na FFULisboa, vem ao Congresso Nacional de Estudantes de Farmácia falar sobre um tema relevante da atualidade: medicamentos falsificados e contrafeitos. 


 Filipe Quinaz

14047390_1089120084476528_2170347223045644818_o.jpg

Filipe is passionate about technology, specially when it has the power to change someone's life. He pursued academic endeavors such as teaching and researching in the University of Beira Interior while having a strong connection to the industry and entrepreneurship. With a master degree in computer engineering, he paused his PhD in Biomedicine to pursue a bold idea that is now Nuada, a wearable exoskeleton system for the hand. Filipe is also the co-founder of CriamTech, a system for portable chemical tests, such as blood type.


alberto silva.jpg

alberto abreu da silva

Alberto Abreu da Silva é futuro médico interno de Cirurgia Geral e desenvolveu ao longo de cinco anos ferramentas e conhecimento na transferência de competências  em formato informal, aliando formações em competências interpessoais à sua experiência associativa nacional e internacional. Frequenta a Pós-Graduação de Gestão em Saúde na Católica Porto Business School. É ainda certificado pela Universidade de Toronto em “Advancing the Future of Healthcare through Interprofessional Learning” e participou num workshop de Programação Neurolinguística e Coaching da International Teaching Seminars (UK).


bRUNO mACEDO

Atualmente é Project Manager na Fundação Calouste Gulbenkian, a trabalhar nas áreas da Ciência, Educação, Artes e Cultura, com especial ênfase em Saúde, Conhecimento, Inovação e Filantropia.
Anteriormente trabalhou no Ministério da Saúde (Administração Central do Sistema de Saúde), na Unidade de Gestão da Conta do Medicamento e Dispositivos Médicos, e na Ordem dos Farmacêuticos, enquanto Secretário-Geral. Participou na primeira iniciativa do Health Parliament Portugal, integrando a Comissão de Ética que elaborou recomendações no âmbito da Partilha de Dados em Saúde.

BM (1).jpg

carla da costa.png

cARLA da cOSTA

Licenciada em Ciências Farmacêuticas, em 2004, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e Pós-graduada em Segurança Interna, em 2009, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, foi Inspetora da Polícia Judiciária, colocada na Unidade Nacional de Combate à Corrupção, tendo adquirido experiência na investigação de processos de Burla ao Serviço Nacional de Saúde. Foi Docente na Área de Investigação Criminal, na Escola de Polícia Judiciária e nomeada adjunta do Ministro da Saúde em 2014. 

Atualmente é técnica especialista do Gabinete do Ministro da Saúde e Coordenadora do Grupo de Prevenção e Luta contra a Fraude.


Henrique Martins.jpg

hENRIQUE mARTINS

Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde E.P.E.

Já fez parte do Ministério da Saúde como Coordenador da Comissão para a Informatização Clínica, coordenador do projecto epSOS e representante Nacional para eHealth Network. Entre 2009 e 2013 foi Diretor Médico dos Sistema de Informação/CMIO e Coordenador do Centro de Investigação e Criatividade em Informática.


João Gregório.jpg

jOÃO GREGÓRIO

Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 2002. Especialista em Farmácia Comunitária desde Setembro de 2009, é doutorado em Saúde Internacional com especialização em Politicas de Saúde e Desenvolvimento pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa desde Dezembro de 2016. O seu trabalho de investigação centrou-se no desenho e implementação de serviços farmacêuticos suportados por tecnologias da informação.


aranda da silva.jpg

jOSÉ ARANDA DA SILVA

Licenciado em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto em 1972, a sua carreira passou pela área militar e pela docência em várias faculdades no distrito de Lisboa, nomeadamente a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Foi ainda Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, entre 2001 e 2007 e passou por instituições como é o caso da OMS, Infarmed e Ministério da Saúde, onde desempenhou cargos de elevada importância e notoriedade. 

Atualmente é Membro da Administração  da Fundação Saúde SNS e recentemente foi-lhe atribuído o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, em outubro de 2017.


Luis Taborda Barata.jpg

lUIS TABORDA BARATA

Licenciado em Medicina, pela Universidade de Coimbra. Mestre em Imunologia e Doutorado em Medicina (Imunologia Clínica), pela Imperial College School of Medicine,
Universidade de Londres, é atualmente professor catedrático de Medicina na UBI. Foi nesta faculdade que desempenhou vários cargos de docência e presidência de órgãos académicos, onde foi nomeadamente Presidente da Faculdade.

Atualmente é Membro do Conselho Científico do Programa Nacional de Doenças Respiratórias (PNDR), da DGS e Presidente do Conselho Directivo do CACB-Centro Académico Clínico das Beiras, desde Junho 2017.

 


Manuel Talhinhas.jpg

MANUEL TALHINHAS

Finalista do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa), Manuel Talhinhas é o atual Vice-Presidente de Relações Externas da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF). Esteve desde o início do seu percurso académico envolvido em diversas estruturas associativas de estudantes de farmácia e ciências farmacêuticas e é ainda representante dos estudantes no Conselho de Escola da FFULisboa. Mais recentemente, integrou o External Committee da International Pharmaceutical Students’ Federation (IPSF). Enquanto atual Vice-Presidente da APEF destaca-se o papel impulsionador da formalização do Fórum Nacional de Estudantes de Saúde (FNES), estrutura que congrega associações e federações nacionais representativas de mais de quarenta mil estudantes da área da saúde.


Miguel Castelo Branco de Sousa.jpg

mIGUEL CASTELO-BRANCO DE SOUSA

Licenciado e Doutorado em Medicina, tem desempenhado várias funções como docente na Universidade da Beira Interior, onde atualmente exerce a função de Diretor. 

Atualmente é também Presidente da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde.


nUNO FÓRNEAS

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com Mestrado em Gestão, Nuno Fórneas passou também pela Harvard Business School e pela Universidade de Stanford. Trabalhou no Banco de Portugal, no Millenium BCP, passando também pela Novabase onde desempenhou o cargo de Executive Board Member (CMO & Head of Financial Services) e foi fundador da Livian Technologies.

Atualmente é membro do Conselho Executivo da Glintt.

Nuno Fórneas.jpg

Nour.jpg

NOUR MACHLAH

Nasceu em Aleppo (Síria) e depois da guerra civil no seu país, passou por países como o Líbano e a Turquia, estando atualmente a residir em Portugal, Évora, onde está a realizar o seu Mestrado em Arquitetura.

Nour é um orador público e já realizou várias conferências não só em Portugal, mas também na Europa, acerca da integração de imigrantes e refugiados, Direitos Humanos, paz e guerra, relações interculturais, vida e felicidade.

Atualmente é Diretor de Relações Públicas do Erasmus Student Network em Portugal.

 


Patrícia pascoal

Formada em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra, desempenha várias funções como docente na Universidade Lusófona em Lisboa, onde é coordenadora do Mestrado em Sexologia e Presidente do Comité de Ética e Deontologia para a Investigação.

É ainda investigadora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e no SEX-Lab na FPCEUP (Porto).

Patrícia+Pascoal.jpg

rita veloso mendes.jpg

RITA VELOSO MENDES

Diplomou-se em sociologia e especializou-se em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública. Concluiu o Doutoramento em Sociologia, que desenvolveu analisando o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no setor da saúde. Possui uma vasta experiência em investigação nas áreas de sociologia e saúde pública.

Atualmente tem desenvolvido vários projetos na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e ainda nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.


Rui Nunes.jpg

RUI NUNES

Licenciou-se em medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) em 1985, onde obteve o Grau de Doutor em Medicina na área da Bioética e o Título de Agregado em Sociologia Médica. É Professor Catedrático de Sociologia Médica, coordenador de vários Doutoramentos na FMUP e foi Diretor do Departamento de Ciências Sociais e Saúde da FMUP. É também membro do Conselho Médico-Legal (Ministério da Justiça), membro da Comissão de Ética do Instituto Nacional de Medicina Legal, e foi avaliador do Centro de Estudos Judiciários.

Atualmente é coordenador do Research Department of the International Network – UNESCO Chair in Bioethics.


Tiago+Gonçalves+.jpg

TIAGO GONÇALVES

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade da Beira Interior, desempenhou vários cargos associativos, nomeadamente como Vice-Presidente para as Relações Externas do UBIPharma, Liaison Secretary & National IMP Coordinator da APEF na EPSA. 

Atualmente faz parte da Associação Dignitude, é Autor da rubrica "Um mundo melhor" na Revista Zen Energy e Trainer de Soft-Skills na European Pharmaceutical Students' Association (EPSA).