Resultados do Marketing Challenge by MSD já são conhecidos

Mais de cinquenta estudantes de Ciências Farmacêuticas de todo o país e de todos os anos do Mestrado Integrado participaram, pela primiera vez, no Marketing Challenge by MSD. Este foi o último concurso da primeira edição das Olimpíadas Portuguesas das Ciências Farmacêuticas '17.

Em contra-relógio, os estudantes foram desafiados a visualizar um breve vídeo institucional sobre a Merk Sharp & Dohme (MSD) e a responder a um conjunto de questões relacionadas com o desenvolvimento de um plano de marketing para um produto farmacêutico da farmacêutica.

Oleksandr Milevskyy, foi o vencedor da última etapa das Olimpíadas Portuguesas das Ciências Farmacêuticas '17.  O estudante da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa teve o melhor desempenho da prova, conquistando assim o prémio de 300€ para investir na sua formação e mentoria por parte da MSD para o seu futuro profissional.

Estamos cada vez mais perto de conhecer o Vencedor da primeira edição das Olimpíadas Portuguesas das Ciências Farmacêuticas! 

A classificação geral do Marketing Challenge by MSD pode ser consultada aqui.

Vencedor do Concurso de Conhecimentos Clínicos '17 (CCC '17)

A terceira etapa das Olimpíadas Portuguesas das Ciências Farmacêuticas (OPCF '17) já tem vencedor. Num formato exclusivamente online, em contra-relógio os estudantes de Ciências Farmacêuticas de todo o país colocaram o seu conhecimento à prova no Concurso de Conhecimentos Clínicos.

Miguel Vaz, estudante da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade de Beira Interior (UBI) foi o vencedor desta etapa, acumulando o maior número de pontos no menor tempo possível. O prémio atribuído são duas formações (uma presencial e outra e-learning), na Escola de Pós-Graduação em Saúde e Gestão (EPGSG), à sua escolha.

Este etapa contou com a colaboração e coordenção científica da AcF - Aconselhamento Farmacêutico. 

Consulta a classificação completa desta etapa das OPCF '17 aqui.

 

Equipa vencedora do Pharmacy Business Challenge by Glintt

Depois de um intenso dia de competição, chegou ao fim a segunda etapa das Olimpíadas Portuguesas das Ciências Farmacêuticas '17.

Os quarenta participantes foram confrontados com um desafio proposto pela Glintt e avaliados por um júri que decidiu os vencedores do Pharmacy Business Challenge, o primeiro concurso de gestão me farmácia para estudantes de Ciências Farmacêuticas em Portugal.

A equipa constituída pela Patrícia Pagaimo da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Miguel Vaza da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, Marcos Teixeira da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e pela Isabel Simões e Ana Almeida da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra foi a vencedora da primeira edição do concurso.

Os vencedores para além de somarem agora mais 100 pontos na luta pelo troféu das OPCF'17, ganharam ainda um estágio de verão na Glintt.

Fica atento à publicação da classificação geral das OPCF'17!

Cláudia Viegas é a vencedora do CAD '17

A aluna da Universidade do Algarve, Cláudia Viegas, é a vencedora do Concurso de Aconselhamento ao Doente '17.

Após a brilhante prestação na Final Nacional que decorreu hoje no Seminário da Prática Farmacêutica em Coimbra, o prestigiado conjunto de jurados escolheu a aluna do Algarve como vencedora da primeira etapa das Olimpíadas Portuguesas das Ciências Farmacêuticas '17.

Entre os sete finalistas de todo o país a concurso, Cláudia Viegas será a representante de Portugal na Final Internacional do CAD a decorrer em agosto no 63rd IPSF World Congress na cidade de Taipé, Taiwan.

No final do concurso, a representante da ANF, a Dra. Andrea Sousa, entregou o prémio de participação patrocinado pela Associação Nacional das Farmácias.

Apurados todos os finalistas do CAD'17

Após as eliminatórias locais do Concurso de Aconselhamento ao Doente (CAD'17) foram apurados todos os representantes das sete instutuições de ensino a concurso. 

Assim, a Beatriz Bogalho da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, a Inês Pereira da Universidade Lusófona, a Cláudia Viegas da Universidade do Algarve e a Mónica Correia do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz juntam-se aos já apurados Miguel Vaz da Universidade da Beira Interior, à Iara Borges da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e à Rita Santos da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Cada um dos representantes irá defender o título de vencedor da primeira etapa das Olimpíadas Portuguesas das Ciências Farmacêuticas e os pontos em jogo no próximo dia 21 de abril na Final Nacional que decorrá no Seminário da Prática Farmacêutica.

O vencedor irá ainda representar Portugal na final mundial do CAD em Taiwan.

A todos eles a APEF deseja um excelente final.

Últimas eliminatórias do CAD'17 decorrem em Lisboa

Depois de ontem a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior ter escolhido o seu finalista, hoje e amanhã decorrem as eliminatórias locais de Lisboa que fecharão assim, o lote de apurados para a final nacional do Concurso de Aconselhamento ao Doente '17.

O estudante da FCS-UBI, Miguel Vaz junta-se agora aos já apurados depois da sua prestação na eliminatória local na Covilhã.

Hoje às 17h, é a vez da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) apurar o seu finalista. A última eliminatória antes da grande final acontece sexta-feira às 9h na Universidade Lusófona.

 

 

Eliminatória decisiva do CAD '17 na Covilhã, depois da FFUP ter escolhido finalista

Foi encontrado ontem, durante mais uma eliminatória local do Concurso de Aconselhamento ao Doente '17 (CAD'17), o finalista que representará a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Iara Borges é a finalista que defenderá a cidade invicta no dia 21 de abril na final nacional do CAD'17.

Na semana de todas as decisões na primeira etapa das OPCF '17, hoje às 14h é a vez da Covilhã apurar o seu finalista na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

APEF lança em parceria com a Glintt o Pharmacy Business Challenge '17

O segundo concurso das Olimpíadas Portuguesas das Ciências Farmacêuticas '17 resulta da parceria entre a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) e da tecnológica Glintt.

Baseado no modelo de gestão em farmácia 360º pretende-se que os 50 participantes, divididos em 10 equipas de cinco elementos resolvam determinados casos-problema apresentados pela Glintt.

Ao melhor despenho estão reservados estágios na maior tecnológica portuguesa, a Glintt.

No próximo dia 22 de abril, um dia depois do Seminário da Prática Farmacêutica, Coimbra será o palco desta competição inovadora que durante o dia desafiará a transversalidade de conhecimentos e a capacidade criativa dos estudantes de Ciências Farmacêuticas.

Nesta etapa estarão em disputa mais 100 pontos das OPCF '17, para além do prémio final de 500€ para investir em formação.

Sabe tudo na secção OPCF em www.apef.pt

FFUC já tem representante na Final do CAD '17, hoje segue-se a FFUP

Durante a eliminatória local de ontem, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) escolheu a sua representante na Final Nacional do Concurso de Aconselhamento ao Doente '17.

A aluna com melhor a melhor prestação foi a Rita Santos, que segue assim a sua jornada nas Olímpiadas Nacionais das Ciências Farmacêuticas e que no dia 21 de abril irá lutar pelo prémio final de uma viagem a Taiwan para representar Portugal na final internacional do CAD.

Hoje, às 17h é a vez da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) escolher o seu representante na Final Nacional do CAD '17.

Coimbra recebe hoje Eliminatória Local do CAD '17

As quatro estudantes apuradas na passada quinta-feira na pré-eliminatória de Coimbra do Concurso de Aconselhamento ao Doente '17 (CAD '17) irão hoje disputar a eliminatória local que decidirá quem será o representante do Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Associação Académica de Coimbra (NEF/AAC) na Final Nacional do CAD '17.

Hoje às 17h a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra recebe a primeira eliminatória local desta semana. Estarão em jogo mais 60 pontos das OPCF'17 e a representação internacional de Portugal na final mundial do CAD em Taiwan.

Consulta o Calendário do CAD '17 e sabe quando ocorrem as restantes eliminatórias. Fica atento às novidades no site da APEF. 

Pré-Eliminatória Coimbra CAD '17

O Concurso de Aconselhamento ao Doente começou oficialmente no dia 29 de março. Com o maior número de participantes, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra foi palco de uma pré-eliminatória que selecionou os estudantes de Ciências Farmacêuticas que no próximo dia 3 de abril serão posto à prova na última eliminatória antes da final nacional.

Desta pré-eliminatória seguem para a eliminatória local a Dora Santos Rodrigues, a Patrícia Ferreira Dias Henriques, a Ana Lúcia Santos Marques e a Rita Santos. Os participantes que ficam pelo caminho já somaram 20 pontos nas OPCF '17.

O CAD'17 VAI COMEÇAR

A Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra foi a Instituição de Ensino Superior que mais alunos inscreveu na primeira etapa das Olimpíadas Portuguesas das Ciências Farmacêuticas '17.

Para apurar os alunos que participarão na eliminatória local do Concurso de Aconselhamento ao Doente (CAD) no dia 3 de abril, no próximo dia 29 de março  às 15h realiza-se a sua pré-eliminatória local. Começam assim o CAD'17! 

Coimbra aumentou as suas probabilidades de vencer as OPCF '17! Ficaste de fora desta vez? Fica atento à próxima etapa e não percas a oportunidade de somar pontos na Competição Nacional que descobrirá o Campeão das Ciências Farmacêuticas em Portugal.

APEF PUBLICA O "GUIA PRÁTICO DE ATENDIMENTO"

Com o objetivo de facilitar a participação dos estudantes de Ciências Farmacêuticas do 3.º, 4.º e 5.º ano no Concurso de Aconselhamento ao Doente '17, a primeira etapa das Olimpíadas Portuguesas das Ciências Farmacêuticas '17, a APEF desenvolveu um Guia Prático de Atendimento.

Este documento que servirá de apoio à participação no CAD '17 visa, de uma forma sucinta, compilar informação útil à prestação de um atendimento correto por parte do estudante aquando da eliminatória.

Para a elaboração do Guia, a APEF contou com a colaboração científica da Professora Manuela Teixeira, docente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Para consultar o documento clica aqui.

 

1ª Etapa das OPCF '17 - Concurso de Aconselhamento ao Doente

As Olimpíadas Portuguesas das Ciências Farmacêuticas vão começar e a sua primeira etapa é o Concurso de Aconselhamento ao Doente (CAD).

Estão em jogo os primeiros 100 pontos da competição que vai premiar o estudante que mais pontos somar no conjunto dos quatro concursos que a compõem.

Se és alunos do 3º, 4º ou 5º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) então és elegível para participar nesta primeira fase. Mesmo não sendo as OPCF '17 também são para ti! Podes participar em qualquer uma das restantes competições. Fica atento!

A partir do dia 13 de março vais poder inscrever-te, para isso terás que preencher o formulário que será disponibilizado às 22h no site da APEF. As inscrições decorrem até ao próximo dia 19 de março às 18h.

Não deixes passar esta oportunidade, habilita-te aos prémios que o CAD '17 tem para ti e começa a juntar pontos para ganhares 500€ para investires na tua formação.

APEF lança a primeira edição das Olimpíadas Portuguesas das Ciências Farmacêuticas

Durante o XVI Fórum Educacional da Associação Portuguesa de Estudantes de Ciências Farmacêuticas, realizado no Porto nos dias 4 e 5 de março, a APEF apresentou na sessão plenária do evento a primeira competição em Portugal destinada exclusivamente aos estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, as Olimpíadas Portuguesas das Ciências Farmacêuticas.

Esta promete ser uma competição que transversal composta por um conjunto de concursos que abordam diversas competências do currículo do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, distinguirá pela primeira vez, a nível nacional, o estudante capaz de somar mais pontos em cada uma das suas etapas.

A primeira edição das OPCF conta com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional das Farmácias (ANF), da Glintt e da Merck.

Achas que podes ser o estudante de Ciências Farmacêuticas mais versátil de Portugal? Então fica atento ao período de abertura das inscrições e habilita-te aos vários prémios que podes ganhar nas OPCF 17.