Contacte-nos

A APEF tem a sua sede social na Rua António Cândido número 154, 4200-074 Porto.

Para nos contactar utilize o formulário à direita ou remeta a sua correspondência online para o seguinte e-mail: apef@apef.pt

Para mais informações, consulte a página Quem Somos.

Caso queira contactar um departamento/membro do executivo/outro Órgão Social em particular, consulte a página Órgãos Sociais.

Nome *
Nome

Rua António Cândido, 154
4200-074 Porto
Portugal

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia, adiante designada por APEF é uma associação sem fins lucrativos, representativa dos interesses dos Estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), representados pelas suas Associações/Núcleos de Estudantes Membros efectivos da APEF.

APEForma 3rd session.png

3ª Assembleia Geral Ordinária

DPI

Caro estudante do MICF,
No próximo dia 16 de setembro, pelas 21h30, irá realizar-se a 3ª Assembleia Geral Ordinária do mandato 2016/2017. Poderás consultar a Ordem de Trabalhos que integra os pontos a discutir pela Assembleia aqui.

Read More

Moções apresentadas em sede de ENDA

Associação Portuguesa Estudantes de Farmácia

Nos dias 9 e 10 de setembro o movimento académico nacional voltou-se a reunir para mais um Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA). Desta vez na Universidade do Minho, em Braga, foram discutidos os temas mais prementes da política educativa do ensino superior.

Entre os vários plenários, dedicados à Ação Social, Metas 2020 - Pós 2020, Financiamento e Organização do Sistema de Ensino Superior, foram também eleitos os representantes dos Estudantes nos diferentes órgão nacionais para os quais são convocados.

Read More

Modular Structure Training in Laboratory Animal Science – Rodents - Divulgação

DPI

Decorrerá a partir de 25 de Setembro o “Modular Structure Training in Laboratory Animal Science – Rodents” no Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (IBILI) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (Pólo III - Ciências da Saúde).

Este curso modular, estruturado de acordo com a diretiva 2010/63/EU, permite que os formandos possam selecionar os conteúdos do curso, o material e método de ensino.

Read More

World Alzheimer's Day - Letter Writing Challenge

DPI

No próximo dia 21 de setembro assinala-se a nível mundial o dia da Doença de Alzheimer. A IPSF lançou o desafio e pretende recolher uma série de testemunhos, na forma de cartas de encorajamento às famílias dos afetados por esta doença numa campanha sujeita ao tema "Remember me". As cartas mais emotivas serão partilhadas nas redes sociais da IPSF.

Read More

Questionário: Plano Nacional de Juventude

DPI

O IPDJ encontra-se a promover um inquérito nacional dirigido a todos os jovens dos 15 aos 30 anos. O objetivo é compreender a visão desta faixa etária das políticas para a juventude, permitindo ao Governo adequar a estratégia para os próximos 3 anos.

Read More

8ª Edição do Curso: "Farmacêuticos com Asas"

DPI

Se és um profissional da área da gestão e marketing farmacêutico, um interessado na matéria, ou um aluno prestes a entrar no mercado de trabalho então este curso é para ti.

A 8ª edição do curso avançado de marketing e gestão vai decorrer entre os meses de outubro a dezembro e terá este ano duas modalidades: eLearning e presencial, em horário pós laboral. Este curso é creditado pela Ordem dos Farmacêuticos com 5 CDP.

Read More

Crónicas de Taiwan - Relatos do 63rd IPSF World Congress

Associação Portuguesa Estudantes de Farmácia

Quando, no ano passado, soube da existência de um Congresso Mundial de Estudantes de Farmácia, de imediato quis saber mais, mas por ser o meu primeiro ano na faculdade, considerei que seria precipitado aventurar-me e adiei a decisão para o ano seguinte.

Determinado em participar e disposto a ir até ao outro lado do mundo, visto que o congresso seria em Taipei (Taiwan), comecei o meu segundo ano com dois objetivos: manter-me aplicado nos estudos (convencer os pais não ia acontecer se não fizesse a minha parte) e tentar poupar alguma coisa (tudo o que pudesse pagar fruto do que conseguisse amealhar deixar-me-ia bem mais orgulhoso).

Quando contactei a APEF fiquei surpreendido com o apoio que me foi dado, em particular pela Raquel Oliveira, que se manteve sempre disponível para me ajudar em algumas questões mais pertinentes que tivesse. Foi também com este contacto que percebi que mesmo que fosse sozinho de Coimbra, como aconteceu, teria outros portugueses comigo e isso esvaneceu qualquer receio que ainda subsistisse.

Para além do congresso, em que já me tinha inscrito, soube que existia um programa de formação de futuros líderes e profissionais da área da Farmácia, o Leaders in Training, aberto para cinquenta estudantes e decidi inscrever-me posteriormente. Depois de no ano passado ter participado no ATP (o programa de formação de soft skills que a APEF dinamiza), experienciar o LIT era uma excelente oportunidade. Durante cinco dias tive a possibilidade de enriquecer, intensamente, a minha formação numa área que cada vez mais vejo como essencial no percurso académico de qualquer estudante de Ciências Farmacêuticas. Os trainings abrangeram vários temas, como a inteligência emocional, a gestão de tempo e sinto que me enriqueceram; deram-me mais confiança e capacitaram-me na tomada de decisões.

Relativamente ao congresso, digo-vos que foi uma experiência incrível. Durante onze dias participei em workshops de áreas tão diferentes como a fitoterapia, a medicina tradicional chinesa ou a farmacoepidemiologia; tive a oportunidade de passar mais do que um dia no Hospital Universitário de Taipei, contactando com várias realidades da Farmácia Hospitalar, e ainda pude visitar a TTY Biopharm, uma empresa focada no desenvolvimento de novas formulações e medicamentos que permitam melhorar a qualidade de vida de doentes oncológicos.

Quanto à experiência cultural, posso dizer-vos que é onde me sinto mais rico. Como concluí recentemente o 2º ano, receava não ter os conhecimentos científicos necessários, mas asseguro-vos que isso são preconceitos sem sentido. O que é preciso é ter vontade de ir mais longe e não recear o desconhecido. Fiz amizades que espero manter e ganhei uma alma nova, mais vocacionada a conhecer novas realidades e a vivê-las de mente aberta. Esta experiência despertou-me a vontade de fazer SEP ou Erasmus e de participar em mais atividades do género, sejam elas dinamizadas pela IPSF, pela EPSA, pela APEF ou pelo NEF/AAC.

Em suma, foram duas semanas, dezasseis horas a voar, grande vontade de conhecer novas culturas e de viver a IPSF pela primeira vez. Uns quantos mosquitos e bastante repelente, muito arroz e pouca fruta, tanto chá e tão poucas horas de sono! Almoços volantes e um calor abrasador. Uma noite de gala e muita classe. Um leilão bastante louco e um churrasco à beira rio. Uma noite taiwanesa e uma outra internacional; nove portugueses que adorei conhecer e 500 outros cidadãos do mundo que não esqueço. Tantas pessoas, nacionalidades e formas de pensar. Menos uns euros no bolso, mas tão mais rico por dentro… Para aqueles que possam ter algum receio em participar numa aventura do género, não tenham… só custa a primeira vez.

Rodrigo Dias Almeida

Estudante de Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra

Concurso de fotografia: ‘Os farmacêuticos e a inclusão social’

DPI

A Associação Nacional das Farmácias, ANF, encontra-se a promover um concurso fotográfico destinado a Farmacêuticos e proprietários de Farmácias. És recém-licenciado? Então este concurso também é para ti.

Os farmacêuticos estão na linha da frente da luta pela inclusão social. Demonstram-no todos os dias nas farmácias comunitárias, farmácias hospitalares, laboratórios de análises clínicas, empresas de distribuição farmacêutica, empresas da indústria farmacêutica, entidades regulamentares e estabelecimentos de ensino através da aplicação e difusão de conhecimento especializado e disponibilização de medicamentos e outras tecnologias de saúde que garantem um serviço de excelência a toda a população, sem excepções. Agora, o desafio é outro: utilizar a produção artística para demonstrar o contributo dos farmacêuticos em prol da inclusão social e expô-lo na Gala dos Farmacêuticos Solidários.

Esta gala, decorrerá no dia 14 de Outubro no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. O valor das inscrições na Gala dos Farmacêuticos Solidários, reverte para o programa ABEM, da associação Dignitude e será aplicada na aquisição de medicamentos para quem deles mais precisa. 

Podes encontrar toda a informação relevante no regulamento através deste link.

O prazo de submissão é o dia 18 de setembro, e não o dia 1 de setembro como indicado no regulamento.

A APEF deseja boa sorte a todos os participantes!

Candidaturas para a equipa da IPSF

Associação Portuguesa Estudantes de Farmácia

Até ao próximo dia 10 de setembro, estão abertas as candidaturas para a equipa da International Pharmaceutical Students´ Federation (IPSF). São várias as posições disponíveis, escolhe aquela que mais se adequa a ti e às tuas capacidades e não percas a oportunidade de trabalhar em conjunto com estudantes de farmácia e ciências farmacêuticas de todo o mundo!

Dentro dos diversos portfolios da IPSF, podes candidatar-te a um cargo de coordenador ou apenas pertencer a um comité. Atenção que não podes ser coordenador e membro de outro comité simultaneamente. Os cargos disponíveis são os seguintes: 

Coordenadores:

  • Policy Coordinator
  • Parliamentary Coordinator
  • Development Fund Coordinator
  • Grants Coordinator
  • Corporate Relations Coordinator
  • Interprofessional Coordinator
  • Association Membership Coordinator
  • Individual Membership Coordinator
  • Affiliations Coordinator
  • Editorial Coordinator
  • Branding and Marketing Coordinator
  • Social Media Coordinator
  • Information Technology Manager
  • Pharmacy Education Advocacy Coordinator
  • Internship Coordinator
  • Pharmacy Education Research Coordinator
  • Training Coordinator
  • Clinical Skills Event Coordinator
  • Patient Counselling Event Coordinator
  • Compounding Event Coordinator
  • Pharmacy Profession Advocacy Coordinator
  • Public Health Advocacy Coordinator
  • Public Health Activities Coordinator
  • Humanitarian Coordinator

Comités: 

  • Policy Committee
  • Constitutional Working Committee
  • Development Fund Committee
  • External Committee
  • Internal Committee
  • Editorial Committee
  • Translation Committee
  • Design and Creativity Committee
  • Media Committee
  • Pharmacy Education Committee
  • Professional Development Committee
  • Public Health Committee
  • Student Exchange Committee (apenas para atuais ou antigos SEOs)

Podes consultar a call aqui e podes também consultar este documento explicativo das funções de cada cargo, definidas nos documentos oficiais da IPSF.

Para te candidatares, tens que preencher este formulário até ao dia 10 de setembro, às 11h59 GMT

Qualquer dúvida não hesites em contactar a Contact Person da APEF através do endereço cp@apef.pt

Boa sorte!
 

63º Congresso Mundial da IPSF

Associação Portuguesa Estudantes de Farmácia

Taipé despediu-se no dia dez de agosto dos mais de quinhentos estudantes de farmácia e ciências farmacêuticas que participaram no sexagésimo terceiro congresso mundial da International Pharmaceutical Students' Federation (IPSF).

Após onze intensos dias de atividades, marcados por workshops, simpósios, campanhas de saúde pública nas ruas da capital taiwanesa e ainda a assembleia geral e regionais da IPSF, fica a promessa de uma nova reunião no próximo ano em Mendoza, Argentina.

Da Assembleia Geral resultou um novo comité executivo pronto a pôr em prática o plano estratégico aprovado para 2017-2020.  Fica a conhecer os responsáveis pela tua Federação no próximo ano:

  • President: Mr. Christian Roth, Alemanha
  • President-Elect: Ms. Petra Orlic, Croácia
  • Treasurer: Mr. Roland Massad, Libano
  • Chairperson of Internals: Mr. Sebastian Lehmann, Alemanha
  • Chairperson of Public Health: Mr. Christopher Chua, Taiwan
  • Chairperson de Student Exchange: Ms. Safiye Çağansel , Chipre
  • Chairperson of Media and Publication: Mr. Mohamed Hamdy, Egypt
  • Chairperson of Pharmacy Education: Ms. Louisa Sullivan, USA
  • Chairperson of Professional Development - Ms. Jenny Kang, Korea
  • Chairperson of AfRO - Mr. Jacob Enchill, Ghana
  • Chairperson of APRO - Ms. Kimmy Lengwiriyakul, Thailand
  • Chairperson of EMRO - Ms. Aya Jamal Mohamed, Sudan
  • Chairperson of EuRO - Ms. Agata Maristella Gorska, Poland
  • Chairperson of PARO - Mr. Matthew Hung, Canada 

O Ruanda, país que este ano recebe o Simpósio Mundial dos Estudantes de Saúde (WHSS - World Health Students Symposium), será em 2019, o anfitrião do 65th IPSF World Congress, após ter visto aprovada a sua candidatura neste congresso.

O Congresso terminou com a gala e entrega de prémios aos estudantes e organizações que mais se destacaram durante o ano.

Ficaste interessado e queres saber mais sobre a IPSF? Consulta a sua página de facebook e brevemente o novo site institucional da federação. Terás ainda a oportunidade de ler as crónicas dos participantes no 63rd IPSF World Congress que serão brevemente partilhadas pela APEF.

Assembleia da Juventude nas Nações Unidas

DPI

No dia 24 de outubro de 1945, 51 nações uniram-se em torno do respeito, cooperação, segurança e paz formando a Organização das Nações Unidas (ONU). Hoje são já 193 países unidos pelos valores e discussão de temas transversais a todos os seres humanos.

A Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, recebeu de 9 a 12 de agosto a Youth Assembly at the United Nations sob o tema Society for All: Equity and Inclusion for a Sustainable Future.

 

A Youth Assembly é um Projeto da Associação "Friendship Ambassadors" e que recorre todos os anos a Missões de Países junto das Nações Unidas para apoiar, organizar e co-financiar. Este ano, a Missão Portuguesa junto das Nações Unidas foi uma das Missões envolvidas, juntamente com a Missão da República do Quénia e a Missão do Sri-Lanka.

O evento contou com um número superior a 1200 jovens líderes e empreendedores oriundos de mais de 70 países, abrindo portas à reunião e debate de temas da maior importância.

 

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) enquanto estrutura representativa dos estudantes de farmácia em Portugal integrou a Delegação Portuguesa composta por Organizações-Membro do Conselho Nacional da Juventude. Num total de nove representantes, a Presidente da APEF integrou a comitiva e participou nas várias sessões do programa educacional.

Temas como a segurança, a paz, a saúde e as novas tecnologias como ferramenta de integração dos cidadãos foram abordados transversalmente, dando voz aos contributos dos inúmeros jovens presentes. Paralelamente, a exclusão dos jovens da mesa de debate relativa a questões como a segurança foi também abordada. De facto, a Resolução 2250 adotada pelo Conselho de Segurança da ONU finalmente reconheceu a relevância da integração dos jovens em discussões que culminem na prossecução dos direitos humanos, dando voz às vozes do futuro.

Poderás consultar o programa aqui:

E ver algumas fotos do evento abaixo.