Contacte-nos

A APEF tem a sua sede social na Rua António Cândido número 154, 4200-074 Porto.

Para nos contactar utilize o formulário à direita ou remeta a sua correspondência online para o seguinte e-mail: apef@apef.pt

Para mais informações, consulte a página Quem Somos.

Caso queira contactar um departamento/membro do executivo/outro Órgão Social em particular, consulte a página Órgãos Sociais.

Nome *
Nome

Rua António Cândido, 154
4200-074 Porto
Portugal

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia, adiante designada por APEF é uma associação sem fins lucrativos, representativa dos interesses dos Estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), representados pelas suas Associações/Núcleos de Estudantes Membros efectivos da APEF.

APEForma 3rd session.png

Workshop: "Adesão à medicação e planos terapêuticos"

DPI

Nos dias 6 e 7 de julho de 2017 decorrerá o workshop "Adesão à medicação e a planos terapêuticos". Neste evento será analisado o impacto da não adesão a políticas de Saúde Pública, bem como o enquadramento desta temática nas políticas europeias.


Este workshop tem como destinatários Profissionais de Saúde (Farmacêuticos, Médicos, Psicólogos clínicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Epidemiologistas, entre outros), Colaboradores da Indústria Farmacêutica e de Empresas da área da Saúde que, na sua prática profissional, lidam com os desafios da adesão à medicação e a planos terapêuticos, bem como estudantes de Ciências da Saúde.


A inscrição decorrerá até ao dia 29 de junho e poderá ser feita através do link: http://bit.ly/2t5m7eL
Saiba mais sobre o evento no site: https://ffup46.wixsite.com/wsff

O Estudante e as Ciências Farmacêuticas do séc. XXI

DPI

Na segunda crónica para o portal netfarma.pt, a Presidente da Direção da APEF, Diana Lopes Carvalho, aborda a importância da participação política dos jovens. Num texto transversal a qualquer idade, Diana realça a presença política, que não se resume apenas a colaboração partidária. 

Lê a crónica deste mês aqui.

Violência e ataques a profissionais de saúde

Associação Portuguesa Estudantes de Farmácia

"Os profissionais de saúde estão sujeitos a um risco acrescido de violência e ataques. Cerca de 8 a 38% estiveram em algum momento das suas carreiras sob ameaça de violência física. Muitos mais foram ameaçados ou verbalmente ofendidos. A maior parte dos incidentes são perpetrados por doentes ou os seus acompanhantes. Mesmo em situações de catástrofe ou conflito os profissionais de saúde podem tornar-se alvo de violência coletiva ou política." - WHO

A International Pharmaceutical Students' Federation (IPSF) juntou-se à campanha da World Health Organization (WHO) e ao International Committee of the Red Cross (ICRC) para aumentar a sensibilização sobre este problema. Para que seja desenvolvido um projeto que responda às necessidades dos profissionais de saúde, divulga-se o seguinte formulário que ajudará a recolher informação dos profissionais de saúde que em algum momento da sua carreira sob ameaça.

Formulário

Projeto Geração Saudável - abertura de candidaturas para formadores a nível nacional

DPI

Formadores Geração Saudável 2017/2018 (candidaturas abertas até 28 de junho de 2017)
És aluno de 4º e 5º ano ou recém-farmacêutico? Gostas de interagir com os mais jovens e trabalhar em Equipa?
Então o Projeto Geração Saudável é para ti!

OBJETIVOS
- Integração dos jovens farmacêuticos/ estudantes de ciências farmacêuticas na equipa deste Projeto de Promoção e Educação para a saúde nas escolas.

PERFIL DO CANDIDATO
- Jovem Farmacêutico até 35 anos de idade ou estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas do 4º e 5º ano (no ano letivo 17/18);
- Comunicativo, Dinâmico, Pró-ativo e com Espírito de Iniciativa;
- Gosto por trabalhar em equipa e diretamente com os mais jovens.

MAIS INFORMAÇÕES
- Deslocações, refeições e alojamento suportados pelo Projeto;
- Possibilidade de integrar o Projeto Geração Saudável Sénior (para farmacêuticos);
- Formação de formadores em setembro e entrada nas escolas a partir de outubro;
- Na respetiva Carta de Motivação é importante colocar a disponibilidade.

Para te candidatares, preenche este formulário até 28/06/2017, anexando CV e a respetiva Carta de Motivação. No formulário deverás ainda indicar se pretendes participar na zona Sul, Centro ou Norte.
Formulário de candidatura: https://form.jotformeu.com/71636178170357

Qualquer questão, não hesites em contactar deps@apef.pt.

COMUNICADO - EUROPEAN MEDICINES AGENCY (EMA)

Associação Portuguesa Estudantes de Farmácia

A emergente saída do Reino Unido da União Europeia acarreta, entre várias consequências, a mobilização das instituições europeias sediadas neste país para outros Estados-Membros.

Entre estas encontra-se a Agência Europeia do Medicamento (European Medicines Agency – EMA), instituição europeia responsável pela avaliação científica, supervisão e monitorização da segurança dos medicamentos na União Europeia e no Espaço Económico Europeu.

Portugal, à semelhança de vinte outros países, surge como um dos Estados-Membros que manifestou o interesse de acolher a EMA no seu território, preparando desde cedo a sua candidatura e encetando conversações com o estado inglês para conhecer em detalhe as necessidades de relocalização da agência. Sendo evidentes os benefícios diretos e indiretos para o país, nomeadamente ao nível do desenvolvimento económico e científico na área da Saúde, impera uma união de esforços para que esta realidade se concretize.

É do entendimento da APEF que uma candidatura forte e bem-sucedida significará mais uma vitória nacional e representará, a médio-longo prazo, um conjunto de novas oportunidades para o setor da Saúde em Portugal. 

Assim, os estudantes de Ciências Farmacêuticas portugueses, futuros Farmacêuticos, congratulam o governo português pela iniciativa e demonstram o seu empenho nesta missiva, reiterando a importância da união nacional, independente de interesses regionais que possam interferir significativamente com a candidatura.

Porto, 15 de junho de 2017

P’la Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia
 

PROGRAMA APEF EM ESTÁGIO 2017 - RESULTADOS

DPI

Já podes encontrar os resultados da 2ª fase de candidaturas aqui. Relembramos-te que tens até dia 12 de junho para pedires uma reapreciação da tua classificação.

Para além disso, deves ainda consultar o Guia do Candidato que se encontra disponibilizado no nosso site para saberes quais os passos seguintes, nomeadamente no que concerne à formalização da candidatura com a entrega do cheque-caução e do termo de responsabilidade junto do representante da Coordenação Nacional de Estágios e Saídas Profissionais do teu Núcleo/Associação de Estudantes. Para isso, após o período de revogação, irás ser consultado via e-mail a combinar a data, hora e local para procederem à entrega dos documentos.

35th Youth Science Meeting

DPI

A AJC, Associação Juvenil de Ciência, encontra-se neste momento a promover o seu próximo Young Science Meeting, a decorrer de 21 a 30 de julho de 2017 hospedado pela cidade do Porto. Este encontro, com o apoio da Câmara Municipal da mesma cidade e da Universidade do Porto, entre outras notáveis entidades, pretende reunir jovens de todo o mundo para discutir ciência, dando ênfase a projetos preparados pelos participantes. Há espaço para discussão, debate e atividades sociais de cariz diverso.

Podes encontrar toda a informação no site da AJC em www.ajc.pt. Informa-te já!

MARATONA DA SAÚDE - RTP

DPI

A APEF, em colaboração com os seus membros, teve presente no último rastreio da 4ª edição da Maratona da Saúde onde os fundos recolhidos reverteram uma vez mais para a investigação na área das doenças cardiovasculares.

A APEF saúda e promete continuar a trabalhar de perto com este projeto nas suas próximas edições.

 

X ENCONTRO FARMÁCIAS HOLON

DPI

"No passado Sábado, 3 de junho, a convite das Farmácias Holon, a APEF esteve presente no X Encontro das Farmácias Holon que decorreu na Arena do Campo Pequeno.


Esta edição contou, na parte da manhã, com uma exposição e workshops por parte das empresas parceiras do Grupo Holon e, na parte da tarde, com a Conferência "Repensar o Serviço Nacional de Saúde", que contou com a presença diversas personalidades na área da saúde e política em Portugal. A conferência ficou marcada pela discussão do estado atual do SNS e que ferramentas poderão ser criadas para otimizar este serviço que tem sido alvo de constantes cortes orçamentais nos últimos anos.


A noite acabou com a entrega dos prémios anuais das Farmácias Holon, distinguindo as farmácias que mais se distinguiram, bem como projetos exteriores que mereceram reconhecimento do Grupo Holon.

Programa APEF em Estágio - 2.ª Fase

DPI

A segunda fase de candidaturas já chegou! Se deixaste perder a primeira, tens agora a possibilidade de te candidatares e enriqueceres o teu percurso académico com um estágio extracurricular. Consulta aqui a lista de vagas disponíveis para ti.

Consulta o calendário e aproveita a última oportunidade de garantires uma vaga no Programa de Estágios da APEF.

Deixamos-te ainda o Guia do Candidato para que possas ver as tuas dúvidas esclarecidas, contudo, podes sempre contactar-nos através de desp@apef.pt.

APEF renova protocolo com APFH

Associação Portuguesa Estudantes de Farmácia

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) renovou o protocolo de colaboração com a Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH).

A renovação do protocolo garante a aproximação dos estudantes de Ciências Farmacêuticas à realidade da farmácia hospitalar através do acesso gratuito (consoante as vagas disponibilizadas) às diferentes iniciativas organizadas pela APFH.

Ao abrigo do presente protocolo vários alunos já participaram nesta sexta e sábado na 8ª Reunião de Oncologia organizada pela associação profissional.

VIDA sem SIDA

DPI

A APEF, na sua atividade de promoção para a Saúde, pede a colaboração dos estudantes do MICF na concretização do estudo VIDA sem SIDA.

A participação dos alunos é efetuada perante o preenchimento de um questionário online, que poderão realizar até o dia 30 de maio de 2017.

Este estudo tem como principal objetivo identificar  um conjunto de indicadores sociodemográficos, de comportamentos sexuais, de conhecimentos, de atitudes e de ( falta de ) competências associados ao risco do VIH/SIDA e  infeções sexualmente transmissíveis (IST’s) entre jovens dos 18 aos 24 anos, bem como o conhecimento e frequência de programas de prevenção
 

Este estudo já foi alvo de análise e parecer positivo da Comissão de Ética do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN)  Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML)

Pretende-se que seja um estudo a NÍVEL NACIONAL, pelo que a recolha de dados será realizada em diferentes Universidades de norte a sul do país e ilha da Madeira e dos Açores e Associações de Jovens  

O questionário é respondido online e leva cerca de 20 a 30minutos a preencher.

A APEF e os autores agradecem o apoio!

http://www.fmh.utl.pt/inqueritos/index.php/647529?newtest=Y