Contacte-nos

A APEF tem a sua sede social na Rua António Cândido número 154, 4200-074 Porto.

Para nos contactar utilize o formulário à direita ou remeta a sua correspondência online para o seguinte e-mail: apef@apef.pt

Para mais informações, consulte a página Quem Somos.

Caso queira contactar um departamento/membro do executivo/outro Órgão Social em particular, consulte a página Órgãos Sociais.

Nome *
Nome

Rua António Cândido, 154
4200-074 Porto
Portugal

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia, adiante designada por APEF é uma associação sem fins lucrativos, representativa dos interesses dos Estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), representados pelas suas Associações/Núcleos de Estudantes Membros efectivos da APEF.

APEForma 3rd session.png

IPSF - EuRO Open Call

DPI

Ficaste interessado nas candidaturas para o executivo da IPSF, mas achas que ainda é cedo de mais? E que tal candidatares-te ao Regional Working Group (RWG) do European Regional Office (EuRO)? 

Sabes mais em https://goo.gl/8gYCto 

e preenche este formulário https://goo.gl/xK28bF para te candidatares.

Tens até dia 4 de Agosto, às 23:59 GMT+8.

COMUNICADO - APROVAÇÃO DA CARREIRA ESPECIAL FARMACÊUTICA

DPI

Após um longo período de espera, os Farmacêuticos que desenvolvem a sua atividade na Administração Pública ou em entidades públicas empresariais e nas parcerias em saúde integradas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), veem hoje reconhecida e devidamente enquadrada legalmente a sua atividade, enquanto emprego público.

Depois de uma profunda e demorada negociação da carreira, marcada por avanços e retrocessos sucessivos, culminando num inédito pré-aviso de greve, a aprovação em sede de Conselho de Ministros dos diplomas que visam o restabelecimento da Carreira Especial Farmacêutica constitui um avanço significativo do seu desenvolvimento profissional e consequentemente na melhoria dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos. Os diplomas, hoje aprovados, conferem uma maior autonomia ao farmacêutico, criando oportunidades acrescidas de diferenciação técnico-científica. O novo enquadramento legal harmoniza, ainda, o acesso à profissão e garante um percurso comum de progressão profissional.

Pelos impactos significativos desta medida a médio e longo prazo, a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), enquanto estrutura nacional representante dos Estudantes de Ciências Farmacêuticas e futuros Farmacêuticos do país, acompanhou atentamente os últimos acontecimentos e a reivindicação do sector farmacêutico para a criação desta carreira. Desde a publicação dos diplomas para consulta pública no Boletim do Emprego e Trabalho (BTE), datado de dia 3 de abril do presente ano, que reforçámos a importância da sua aprovação e manifestámos ao Ministério da Saúde a expectativa dos estudantes em encontrar, após a conclusão dos seus ciclos de estudos, uma carreira farmacêutica diferenciada e bem estabelecida na administração pública.

Sendo o futuro o reflexo das decisões do presente, os Estudantes de Ciências Farmacêuticas portugueses congratulam desta forma, a deliberação do Conselho de Ministros e demonstram a sua gratidão para com as estruturas representativas do setor Farmacêutico e da Saúde e, em particular, para com o Sindicato Nacional Farmacêutico (SNF) pelo empenho dedicado à concretização da Carreira Especial Farmacêutica.

Porto, 20 de julho de 2017

A Direção da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia

VER PDF

IPSF - Call for Executive Committee

DPI

No Congresso Mundial da IPSF que se irá realizar no início de Agosto, em Taiwan, será eleito o novo Comité Executivo. 

As candidaturas estão abertas! Se achas que tens as capacidades adequadas e tens vontade de trabalhar na Federação que representa o maior número de estudantes de farmácia no mundo, arrisca! 

Consulta aqui os documentos de candidatura necessários:

Call For IPSF Executive Committee 2017/2018

IPSF Executive Committee 2017/2018 Nomination Form

Tens até dia 1 de Agosto às 23h59 GMT.

Roteiros Farmacêuticos - APEF acompanha Ordem dos Farmacêuticos em visita a Beja

Associação Portuguesa Estudantes de Farmácia

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) voltou a acompanhar Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, nos Roteiros Farmacêuticos.

A rota definida para esta visita ao Baixo Alentejo incluiu a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), ao LaClibe - Laboratório de Análises Clínicas do Baixo Alentejo e a Farmácia Alentejana, em Castro Verde.

Esta é uma iniciativa da Ordem dos Farmacêuticos que pretende contactar com os farmacêuticos que estão no terreno, nas suas diferentes áreas profissionais, permitindo identificar oportunidades de melhoria e apresentar às autoridades e à sociedade em geral propostas realistas, que servem os interesses dos doentes e que respondem às necessidades do País em matéria de cuidados de saúde.

A APEF associou-se a esta iniciativa e acompanha os Roteiros Farmacêuticos com o objetivo de aprofundar o conhecimento da realidade profissional e identificar as oportunidades futuras no setor farmacêutico.

APEF e ANEM conquistam prémio Respira no 24 Horas de Saúde

Associação Portuguesa Estudantes de Farmácia

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) venceram o prémio "Respira" na primeira edição do 24 Horas de Saúde.

As associações representaram o Fórum Nacional de Estudantes de Saúde (FNES) nesta que é uma competição inédita em Portugal e que pretendeu, pela primeira vez, colocar à prova equipas multidisciplinares em saúde a resolver desafios de forma conjunta durante vinte e quatro horas consecutivas.

A incrível prestação da Adriana Moreira (APEF) e Sara Moura (ANEM) permitiu alcançar o prémio perseverança atribuído pela Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras doenças respiratórias crónicas (RESPIRA).

Este é o vídeo resumo deste evento que decorreu em Braga no passado mês de maio.

Comunicado - Carreira Especial Farmacêutica

Associação Portuguesa Estudantes de Farmácia

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), estrutura responsável por defender e representar os mais de quatro mil estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) em Portugal, vem por este meio demonstrar o seu profundo desagrado pelo consecutivo adiamento no restabelecimento da Carreira Especial Farmacêutica no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Tal como havíamos dado conta em anterior comunicação, aquando da consulta pública do diploma publicado no Boletim do Trabalho e Emprego datado de dia 3 de abril, a Carreira Especial Farmacêutica apresenta-se como um fator essencial nas expectativas dos futuros farmacêuticos do país. O restabelecimento de uma carreira própria na administração pública permitirá desenvolver mecanismos de especialização e desenvolvimento, não só dos profissionais que já desempenham funções no SNS, mas também de todos os estudantes que anualmente terminam o seu ciclo de estudos em Ciências Farmacêuticas e assumem a farmácia hospitalar como sua ambição.

Concorda a APEF que assegurado o inócuo impacto financeiro desta medida, não existem razões que justifiquem a recusa da publicação do diploma, representando tal decisão um voraz atentado ao trabalho dos profissionais e aspirações dos futuros farmacêuticos. O prolongamento por mais de vinte anos desta decisão produz um efeito negativo no desenvolvimento da profissão farmacêutica e consequentemente nos cuidados de saúde prestados ao cidadão.

VER PDF
 

Participação Vampire Cup

DPI

A APEF associa-se à iniciativa mundial da IPSF e participa na Regular Vampire Cup. Este projeto visa promover a recolha de dádivas de sangue a nível das faculdades. Este ano, os membros da APEF conseguiram recolher 94 dádivas. 

Ciente do seu papel na promoção da literacia em saúde e solidariedade, a APEF não pode deixar de agradecer aos seus membros que trabalharam em prol desta importante causa.

Queres saber mais sobre a dádiva de sangue e onde podes encontrar um posto de colheita? Consulta o site do dador, propriedade do Instituto Português do Sangue e Transplantação em http://dador.pt

Divulgar a causa é salvar vidas!

Estudo Nacional sobre o uso de Psicoestimulantes no Ensino Superior

DPI

João Ribeiro, da FFULisboa, está a estudar a prevalência, motivação e padrões de aquisição de de fármacos e substâncias estimulantes no Ensino Superior. Tratando-se de um estudo a nível nacional, duma temática pertinente, a APEF partilha e apela à participação de todos os estudantes.

O preenchimento deste inquérito não demora mais que alguns minutos e representa uma ajuda importante na realização deste trabalho. Todos os dados recolhidos são anónimos e serão eliminados posteriormente à realização do estudo.

O questionário encontra-se aqui.

Obrigado pela tua colaboração!

World Hepatitis Day

DPI

No próximo dia 28 de Julho celebra-se o Dia Mundial da Hepatite e tu podes fazer parte desta celebração!

Neste âmbito a IPSF está a organizar um concurso de posters e outro de histórias com foco no tema da campanha deste ano "Eliminar a Hepatite".  Encontra mais informação em https://fr.scribd.com/document/351633081/World-Hepatitis-Day-Calls.

Participa até ao próximo dia 8 de julho e envolve-te nesta iniciativa da tua federação mundial!

Workshop: "Adesão à medicação e planos terapêuticos"

DPI

Nos dias 6 e 7 de julho de 2017 decorrerá o workshop "Adesão à medicação e a planos terapêuticos". Neste evento será analisado o impacto da não adesão a políticas de Saúde Pública, bem como o enquadramento desta temática nas políticas europeias.


Este workshop tem como destinatários Profissionais de Saúde (Farmacêuticos, Médicos, Psicólogos clínicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Epidemiologistas, entre outros), Colaboradores da Indústria Farmacêutica e de Empresas da área da Saúde que, na sua prática profissional, lidam com os desafios da adesão à medicação e a planos terapêuticos, bem como estudantes de Ciências da Saúde.


A inscrição decorrerá até ao dia 29 de junho e poderá ser feita através do link: http://bit.ly/2t5m7eL
Saiba mais sobre o evento no site: https://ffup46.wixsite.com/wsff

O Estudante e as Ciências Farmacêuticas do séc. XXI

DPI

Na segunda crónica para o portal netfarma.pt, a Presidente da Direção da APEF, Diana Lopes Carvalho, aborda a importância da participação política dos jovens. Num texto transversal a qualquer idade, Diana realça a presença política, que não se resume apenas a colaboração partidária. 

Lê a crónica deste mês aqui.

Violência e ataques a profissionais de saúde

Associação Portuguesa Estudantes de Farmácia

"Os profissionais de saúde estão sujeitos a um risco acrescido de violência e ataques. Cerca de 8 a 38% estiveram em algum momento das suas carreiras sob ameaça de violência física. Muitos mais foram ameaçados ou verbalmente ofendidos. A maior parte dos incidentes são perpetrados por doentes ou os seus acompanhantes. Mesmo em situações de catástrofe ou conflito os profissionais de saúde podem tornar-se alvo de violência coletiva ou política." - WHO

A International Pharmaceutical Students' Federation (IPSF) juntou-se à campanha da World Health Organization (WHO) e ao International Committee of the Red Cross (ICRC) para aumentar a sensibilização sobre este problema. Para que seja desenvolvido um projeto que responda às necessidades dos profissionais de saúde, divulga-se o seguinte formulário que ajudará a recolher informação dos profissionais de saúde que em algum momento da sua carreira sob ameaça.

Formulário