Perspetiva Histórica

O marketing apresenta uma grande importância na sociedade por dizer respeito à satisfação e à necessidade dos consumidores. Contudo, apesar de as trocas sempre terem sido realizadas, o estudo dos processos e relações dessas trocas apenas surgiu no século  XX em virtude da economia.

 

A Profissão

O marketing tornou-se numa atividade de negócios, que fornece perspetivas úteis, existindo quando o homem decide satisfazer as suas necessidades e desejos de troca, levando consequentemente ao conceito de Mercado. Cabe ao profissional de Marketing ajudar a sua empresa a definir o seu Mix de Marketing, conjunto de ferramentas, que permite à empresa perseguir o seu objetivo no mercado-alvo.

 

Perspetivas Futuras e Desafios

Ao profissional de marketingimpõe-se que:

  • Conheça o mercado em que desejam atuar para poder estabelecer as melhores estratégias;

  • Identifique as necessidades dos clientes e adeque os seus produtos e serviços a estas necessidades;

  • Identifique preços que possibilitem lucros para a empresa ao mesmo tempo que é competitivo dentro do mercado em que atua;

  • Estabeleça medidores da atuação no mercado.