Contacte-nos

A APEF tem a sua sede social na Rua António Cândido número 154, 4200-074 Porto.

Para nos contactar utilize o formulário à direita ou remeta a sua correspondência online para o seguinte e-mail: geral@apef.pt

Para mais informações, consulte a página Quem Somos.

Caso queira contactar um departamento/membro do executivo/outro Órgão Social em particular, consulte a página Órgãos Sociais.

Nome *
Nome

Rua António Cândido, 154
4200-074 Porto
Portugal

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia, adiante designada por APEF é uma associação sem fins lucrativos, representativa dos interesses dos Estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), representados pelas suas Associações/Núcleos de Estudantes Membros efectivos da APEF.

medic-hospital-laboratory-medical-40559.jpeg

Investigação

A investigação científica assume-se como um dos pilares no desenvolvimento e inovação de novos medicamentos e tratamentos. Com uma formação translacional, o farmacêutico é um profissional que tem, por excelência, os conhecimentos que lhe permitem desenvolver as suas pesquisas na interface entre a biologia e a química. Neste sentido, apresenta-se como uma peça-chave na descoberta de novas moléculas, na exploração da sua interação com os sistemas vivos, no desenvolvimento de novas formas de veiculação de fármacos e na avaliação da sua eficácia, segurança e utilização.

Algumas das áreas de investigação que são exploradas pelo farmacêutico:

  • Biologia Molecular e Bioquímica
  • Microbiologia
  • Química Medicinal e Produtos Naturais
  • Tecnologia e Biotecnologia Farmacêuticas
  • Ciências Farmacológicas, Toxicologia e Farmacogenómica
  • Regulamentação e Farmacoepidemiologia

Cabe ao farmacêutico investigador procurar novas soluções de base científico-tecnológica para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida, assegurando o máximo de qualidade, eficácia e segurança do medicamento para os seus utilizadores.