Contacte-nos

A APEF tem a sua sede social na Rua António Cândido número 154, 4200-074 Porto.

Para nos contactar utilize o formulário à direita ou remeta a sua correspondência online para o seguinte e-mail: geral@apef.pt

Para mais informações, consulte a página Quem Somos.

Caso queira contactar um departamento/membro do executivo/outro Órgão Social em particular, consulte a página Órgãos Sociais.

Nome *
Nome

Rua António Cândido, 154
4200-074 Porto
Portugal

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia, adiante designada por APEF é uma associação sem fins lucrativos, representativa dos interesses dos Estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), representados pelas suas Associações/Núcleos de Estudantes Membros efectivos da APEF.

Relações Internacionais

Coordenação Nacional de Relações Internacionais (CNaRI)

Ao nível da Comunicação a CNaRI tem como principais objetivos a elaboração de skype meetings e de APEF International Offices Meeting. Relativamente a Integração e Representação, será estratégia de ação desta Coordenação os seguintes pontos: Pareceres e Decisões (sobre determinado assunto a nível Europeu ou Internacional), APEF Training Project (ATP), Campanhas de Saúde Pública Locais. No que toca à Mobilidade, serão aspetos a ter em conta: Eventos Internacionais, Atividades de Mobilidade, TWINNET, IMP, SEP.


APEF Training Project: ATP

O ATP apresenta como grande objetivo o desenvolvimento de softskills, como forma de complemento da formação académica que os estudantes têm e por forma a permitir desenvolver capacidades que são de grande importância para o seu futuro profissional.

Promove a participação dos estudantes e incentiva os Membros na candidatura à organização do ATP, sendo deliberado em AG o membro organizador. 

Projetos EPSA

Para além das campanhas de saúde e algumas outras atividades que a European Pharmaceutical Students Association (EPSA) realiza, estes são os seus projetos mais visíveis:


TWINNET

É um projeto que visa aumentar a cooperação entre países membros da EPSA, dando a oportunidade de se envolverem num intercâmbio de estudantes, conhecimento e experiências.


LLC

O projeto Lifelong Learning Certificate permite aos estudantes, dos países membros da EPSA, registar a sua aprendizagem FORA da faculdade.

Desta forma poderás valorizar a tua experiência extracurricular, relacionando-a com competências que desenvolveste e que são fundamentais para o teu sucesso. Para obteres o LLC, terás de preencher um formulário de reflexão, após teres participado em dois eventos da EPSA e um evento extra que seja creditado pela EPSA, em que podes explicar como é que aquilo que aprendeste te torna num melhor profissional no futuro.


EPSA Training Project

Este projeto surgiu em 2009 e visa colmatar lacunas no plano curricular europeu, ajudando a preparar os estudantes para o mundo do trabalho melhorando as suas competências não formais (soft skills, ex: capacidade de comunicar eficientemente em público, liderança, gestão de tempo, gestão de stress, etc). Estas competências aliadas ao conhecimento científico que já possuis, ajudam-te na relação com os outros, tornando-te um melhor profissional.


Individual Mobility Project (IMP)

O IMP é um projeto que dá oportunidade aos estudantes e recém-licenciados de se candidatarem a estágios remunerados na Indústria Farmacêutica na Europa.

 

Congressos EPSA

A European Pharmaceutical Students Association organiza quatro congressos que decorrem ao longo do ano: Annual Reception, Annual Congress, Summer University e Autumn Assembly.

No que toca a representação, o Liaison Secretary (LS) poderá marcar a sua presença no EPSA Annual Reception em Bruxelas (não sendo obrigatório, pois não se realiza nenhuma Assembleia Geral), no mês de fevereiro de cada ano. Neste evento, a EPSA tem uma palavra ativa no Parlamento Europeu, no qual ocorre a apresentação do trabalho e atividades da EPSA a parceiros profissionais e instituições europeias.

Normalmente em abril, realiza-se o Annual Congress, evento no qual o LS deve estar presente. Este é o maior e mais importante evento anual da EPSA, no qual se realiza a primeira AG anual, juntamente com um forte programa educacional: Simpósio, workshops e trainings.

A Summer University realiza-se normalmente em julho/agosto. Nesta atividade não se realiza nenhuma AG (não sendo portanto obrigatória a presença do LS), nem Simpósio Educacional, mas à semelhança dos outros eventos também é constituída por workshops e trainings. 

Por fim, a última representação do LS a nível internacional deverá ser efetuada no EPSA Autumn Assembly, que ocorre normalmente entre outubro/novembro. Este evento é o segundo mais importante da EPSA, no qual ocorre a segunda AG anual da EPSA e no mesmo é feita a revisão do trabalho feito pela Associação até meio do mandato.

 

 

IPSF World Congress

O Congresso decorrerá entre 30 de julho a 9 de agosto em Utrecht – Holanda. A representação da APEF nos eventos da IPSF é de extrema importância, sendo o World Congress o evento de maior importância, em que termina um mandado do executivo da IPSF e se inicia outro. Sendo a APEF Full Member da IPSF tem direito a voto durante as Assembleias Gerais, sendo a grande oportunidade da APEF marcar uma posição sobre todos os assuntos que se discutirão. A presença da APEF neste evento permite que se mantenha a boa comunicação entre as associações e a partilha de experiência associativa com os outros países membros.

No 58th IPSF World Congress que decorreu em Hurghada - Egito, a APEF, juntamente com os Estados Unidos da América e Egito, foi eleita Auditing Committee 2012/2013.

 

Campanhas IPSF

Dando continuidade ao trabalho iniciado no mandato passado, através da implementação da primeira campanha da IPSF em Portugal, tivemos como objetivo a realização da Campanha do Dia Mundial sem Tabaco. 

Esta atividade está a decorrer em parceria com o Departamento de Educação e Promoção para a Saúde.


Student Exchange Programme (SEP) 

O SEP é o programa que permite aos alunos realizarem um estágio extracurricular em diferentes países e diferentes áreas, permitindo o desenvolvimento de novas capacidades, conhecimentos e complementar a sua formação académica.

Nos dias de hoje é crucial que os alunos tenham oportunidades de aprendizagem além-fronteiras para que sejam cada vez mais reconhecidos pelas suas capacidades tanto a nível nacional como internacional, sendo o SEP uma porta para o mercado de trabalho no estrangeiro.

Portugal tem estado em lugar de destaque há vários anos consecutivos, sendo o país número um do programa, tanto nos alunos incoming como nos outgoing. Desta forma, está previsto que Portugal receba cerca de 95 alunos estrangeiros, e que envie cerca de 140 alunos portugueses.

Dando continuidade a todo o trabalho que já foi desenvolvido, temos como principal objetivo a promoção do SEP entre os alunos; a promoção do SEP entre potenciais hosts, contribuindo para a melhoria de todo o processo de colocação de estudantes e o aumento do número de vagas em áreas que até ao momento tem sido muito solicitadas mas pouco conseguidas.

 Pretendemos adaptar as guidelines que estão a ser desenvolvidas internacionalmente pela ChP SE da IPSF para a realidade portuguesa. As guidelines reformuladas no mandato anterior foram uma forte base para as entidades que receberam alunos SEP e aumentam o profissionalismo do SEP. Como tal, consideramos de extrema importância que estas novas guidelines sejam implementadas em Portugal.

É pretendido criar um documento Contrato SEP Outgoing. Neste documento será especificado os deveres e os direitos que os alunos têm, tal como as situações que poderão levar ao débito do cheque caução. Pretende-se com este documento aumentar o profissionalismo e responsabilidade dos alunos para com o programa e para com os Hosts.


SEP Weekend

O SEP Weekend é a atividade que proporciona a todos os estudantes estrangeiros um contacto  entre  si,  com  estudantes  portugueses  e  com  a  cultura  portuguesa.

Proporciona a partilha de experiências entre os alunos, sendo para os alunos recém-chegados  uma  oportunidade  de  se  integrarem  e  aos  alunos  que  acabaram  o  seu estágio a oportunidade de se despedirem de Portugal. Esta atividade é realizada em diversos países e é um sucesso entre os alunos de SEP. 

Esta atividade decorrerá no período em que Portugal receberá mais alunos incoming, apontado o final do mês de julho.