Os cosméticos estão presentes na vida de milhões de consumidores na procura diária de bem-estar e auto-confiança. A indústria europeia de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal está assim empenhada em contribuir para a satisfação destas necessidades.

Deste modo, o setor investe fortemente em investigação e desenvolvimento, usando tecnologia de ponta e o último conhecimento cientifico disponível, para introduzir anualmente no mercado milhares de produtos novos ou atualizados, pois na indústria cosmética, a inovação é a chave do sucesso.

A indústria de cosméticos é uma das poucas da Europa que tem vindo a apresentar um crescimento estável, representando um volume de negócios anual de cerca de 60 biliões de euros. Atualmente a industria emprega mais de 150.000 pessoas em serviços de consultoria, I&D e realização de testes, incluindo desenvolvimento de formulação, estudos de estabilidade, estudos de eficácia, segurança e de avaliação da aceitabilidade de ingredientes ativos e produtos cosméticos finais, entre outros serviços e cerca de mais 350.000 empregos indiretamente, no retalho, distribuição e transporte.