Contacte-nos

A APEF tem a sua sede social na Rua António Cândido número 154, 4200-074 Porto.

Para nos contactar utilize o formulário à direita ou remeta a sua correspondência online para o seguinte e-mail: apef@apef.pt

Para mais informações, consulte a página Quem Somos.

Caso queira contactar um departamento/membro do executivo/outro Órgão Social em particular, consulte a página Órgãos Sociais.

Nome *
Nome

Rua António Cândido, 154
4200-074 Porto
Portugal

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia, adiante designada por APEF é uma associação sem fins lucrativos, representativa dos interesses dos Estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), representados pelas suas Associações/Núcleos de Estudantes Membros efectivos da APEF.

Ensaios Clínicos

Perspetiva História

Antes de se comercializar um medicamento, é necessário, em primeiro lugar, demonstrar a sua eficácia, qualidade e segurança. Por forma a garantir os resultados pretendidos nestes três critérios, são feitos vários ensaios clínicos, nos quais se vão recolhendo informações que suportam os dados que irão servir de base ao processo de obtenção de Autorização de Introdução no Mercado (AIM).

Os ensaios clínicos são assim essenciais para o avanço na descoberta de medicamentos que permitam corresponder às necessidades dos doentes e ao bem-estar dos cidadãos.

 

A Profissão

A grande maioria dos ensaios clínicos realizados em Portugal é promovida por empresas farmacêuticas multinacionais de I&D.

Contudo, atualmente, podemos encontrar em Portugal, uma empresa pioneira que exerce as suas funções na subcontratação para a execução de Ensaios Clínicos (Blueclinical).

 

Perspetivas Futuras e Desafios

Este setor encontra inúmeros desafios em Portugal, pois a seleção do local para a realização de ensaios clínicos é, assim, cada vez mais, um processo competitivo a nível internacional. Para que este setor nacional se demonstre competitivo tem de:

  • Dispor de visão política estratégica;

  • Possuir uma atividade regulamentar e legislativa eficiente;

  • Dispor de organização e infraestruturas adequadas

  • Investir na formação e carreira profissional;

  • Permitir avanços tecnológicos e a informação de dados.