Contacte-nos

A APEF tem a sua sede social na Rua António Cândido número 154, 4200-074 Porto.

Para nos contactar utilize o formulário à direita ou remeta a sua correspondência online para o seguinte e-mail: apef@apef.pt

Para mais informações, consulte a página Quem Somos.

Caso queira contactar um departamento/membro do executivo/outro Órgão Social em particular, consulte a página Órgãos Sociais.

Nome *
Nome

Rua António Cândido, 154
4200-074 Porto
Portugal

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia, adiante designada por APEF é uma associação sem fins lucrativos, representativa dos interesses dos Estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), representados pelas suas Associações/Núcleos de Estudantes Membros efectivos da APEF.

hands-people-woman-meeting.jpg

Associações Setoriais

Associação Nacional das Farmácias (ANF)

A ANF representa 97% das farmácias portuguesas e tem como missão a defesa dos interesses morais, profissionais e económicos dos proprietários de farmácia.

O reforço da intervenção político-associativa e a aposta da ANF na melhoria contínua do exercício profissional na farmácia têm contribuído para a consolidação dos padrões de qualidade dos serviços prestados, promovendo a credibilidade e a confiança dos cidadãos no setor.

A promoção do diálogo entre os representantes dos doentes e as farmácias constitui uma prioridade para a ANF. Desta relação tem resultado a identificação de várias necessidades dos doentes, permitindo às farmácias responder com soluções adequadas a cada situação. Neste âmbito, adquire particular importância a Plataforma Saúde em Diálogo, que consiste numa parceria que junta os farmacêuticos de oficina, representados pela ANF, a associações de doentes, de consumidores e de promotores de saúde na resolução de problemas específicos dos doentes. Exemplo disso foi o que sucedeu com a redução do IVA nos dispositivos médicos, ou com a negociação mantida com as autarquias e o poder central para a cedência de espaços às associações que a constituem.

Relativamente à estrutura associativa, a ANF possui uma estrutura nacional, que define a política e a governação associativa, e uma estrutura local, organizada em grupos de 50 farmácias - Círculos - espalhados por todo o território nacional.

Com Sede em Lisboa e delegações no Porto e em Coimbra, a estrutura política e operacional descentralizada garante o fácil acesso de todos os filiados aos serviços associativos em igualdade de circunstâncias.


Os órgãos nacionais da ANF são:

  • Direção: constituída pelo presidente, três vice-presidentes, cinco vogais e dois suplentes
  • Assembleia Geral: constituída por todos os sócios
  • Assembleia Geral de Delegados: constituída pela Mesa da Assembleia Geral, Direcção, Delegados Regionais e Delegados de Círculo
  • Conselhos Disciplinar e Fiscal

 

 Ordem dos Farmacêuticos (OF)

A Ordem dos Farmacêuticos é a associação pública que abrange e representa os graduados em Licenciatura em Farmácia ou Licenciatura/Mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, através de Instituição de Ensino Superior Universitário, que exercem a
profissão farmacêutica ou praticam atos próprios desta profissão em território nacional. A Ordem tem a sua sede em Lisboa e é constituída pelas Secções Regionais de Lisboa, Coimbra e Porto (Órgãos Regionais), bem como pelas Delegações Regionais dos Açores e da Madeira. Os Órgãos Sociais Nacionais compreendem: a Assembleia Geral, o Bastonário, a Direção Nacional, Conselho Jurisdicional Nacional, o Conselho Fiscal Nacional e os Colégios de Especialidade.