Contacte-nos

A APEF tem a sua sede social na Rua António Cândido número 154, 4200-074 Porto.

Para nos contactar utilize o formulário à direita ou remeta a sua correspondência online para o seguinte e-mail: apef@apef.pt

Para mais informações, consulte a página Quem Somos.

Caso queira contactar um departamento/membro do executivo/outro Órgão Social em particular, consulte a página Órgãos Sociais.

Nome *
Nome

Rua António Cândido, 154
4200-074 Porto
Portugal

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia, adiante designada por APEF é uma associação sem fins lucrativos, representativa dos interesses dos Estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), representados pelas suas Associações/Núcleos de Estudantes Membros efectivos da APEF.

Análises ambientais de água e alimentos

Perspetiva Histórica

As Análises Ambientais de Água e Alimentos constituem mais umas das áreas de atuação do farmacêutico nas Análises. Outrora, foi de domínio exclusivo farmacêutico, mas com a compartimentação do ensino e o processo de Bolonha, houve abertura para químicos e engenheiros. Contudo, os conhecimentos bioquímicos, microbiológicos, hidrológicos e bromatológicos diferenciam o profissional farmacêutico para áreas fronteira esta.

 

A Profissão

A multidisciplinariedade do ensino farmacêutico dota este profissional de competências que o permitem atuar nos variados campos das análises químicas. Apesar de nos dias decorrentes serem cada vez menos os profissionais farmacêuticos neste ramo específico do setor das Análises, encontramos ainda farmacêuticos em cargos de Direção Técnica de Laboratórios de Tratamento de Águas (a título de exemplo, EPAL), de Laboratórios de Controlo de Qualidade Alimentar (a título de exemplo, ASAE ou o INSA).

 

A Profissão

Cabe ao profissional que pretende diferenciar-se neste setor:

  • A especialização na área em específico;

  • Intervir nos ambientes hidroelétricos, minerais e urbanos, área promissora dada a preocupação ambiental.